Vida de cachorro em Basel

No ultimo final de semana fomos a um restaurante* que eu acho bem simpático aqui em Basel. Escolhemos uma mesa mais no cantinho para o Pimpolho ficar a vontade para fazer suas bagunças. Ao me sentar senti que meu pé tinha esbarrado em algo. Fui olhar o que era e me deparei com uma tigelinha com agua para os cachorros beberem. Achei tão legal. E ao mesmo tempo estranho.

cao3Tigelinha de agua para os cachorros no restaurante. 🙂

Eu adoro cachorros. La em casa sempre teve pelo menos um de cada vez. Apesar de gostarmos muito de cachorro, eles sempre foram tratados como “cachorros” na nossa casa. Ou seja, tinham suas casinhas de madeira no quintal, não podiam entrar em casa, não participavam das refeições da família, não deitavam no sofá, não dormiam na cama com a gente, etc e tal. Quando tive minha ultima cachorrinha, a Queen, tive que abrir algumas exceções pois morava em apartamento. Mas ainda sim ela tinha seus limites muito bem definidos. Nada de subir no sofá. Na minha cama nem pensar. Vasilha com comida e lugar para necessidades muito bem definidos e por ai vai.

Ate que cheguei aqui na Suíça e vi que os cachorros tem uma vida bem boa… e são realmente adorados por grande parte da população suíça. Não me esqueço do dia em que fomos eu, minha prima com sua filhinha e sua cadelinha para o ponto do tram. A filha da minha prima eh linda mas não foi o motivo de duas senhoras suíças puxarem assunto com a gente. A cadelinha foi! hehe

Aqui existem parques onde os cachorros podem ir e parques onde não podem. O parque aqui perto de casa eh um parque onde os cachorros não são bem vindos. Então tem uma plaquinha dessas ai embaixo. E todo mundo respeita. Nunca vi cachorro neste parque. Antes do Pimpolho nascer eu achava bobagem isto de não deixar os cachorrinhos passearem em alguns parques. Mas agora, que eu levo o Pimpolho para passear e então ele quer se sentar e rolar na grama, quer come-la, quer beijar o tronco das arvores e etc… acho que os suíços fizeram muito bem em dedicar alguns parques somente as crianças.

cao2Neste parque os cachorrinhos NÃO são bem vindos.

E para manter a cidade limpa, ou seja, sem fezes de cachorro espalhadas pelo chão, eh sempre possível encontrar postes com saquinhos para que os donos catem as mesmas. Existem vários espalhados pela cidade.

caoSaquinhos para catar fezes de cachorro.

E não eh só nos restaurantes (ou pelo menos alguns deles) que os cachorros são bem vindos. Aqui em Basel eles também podem andar de tram e ônibus. Mas eh claro que pagando, né? Na maquininha onde compramos os tickets tem a opção para comprar o ticket dos cachorrinhos. 🙂

cao4Maquina para tickets de tram/ônibus. Cachorros também pagam.

Agora, se você esta vindo para a Suíça e pretende trazer o seu cachorrinho, então leia as dicas da Chris. E fique atento aos impostos. Sim, aqui os cachorros, ou melhor, os donos dos cachorros precisam pagar impostos “caninos” e “otras cositas”…

Ah! E outra coisa sobre os cachorros daqui: eles são super educados. Não latem (acho que são mudos, só pode!), não saem correndo pela rua mesmo andando sem coleiras, não brigam quando encontram outro cachorro, não pulam nas pernas dos ciclistas e nem dos motoqueiros, não avançam nas crianças, andam de transporte publico com seus donos e não atrapalham ninguém, deitam embaixo da mesa quando estão em restaurantes. E como eles conseguem ser tão educadinhos assim? Isto eu também queria saber…

* o restaurante simpático eh o Vapiano (http://www.vapiano.de/frame.php?section=locations&lang=ch&sub=chbs1).

Um pensamento sobre “Vida de cachorro em Basel

  1. Maila, parece que esse post foi feito sobre a Suécia, pois aqui funciona da mesma forma. A única exceção é o bilhete extra para os animais nos transportes públicos. Felizmente aqui eles podem andar gratuitamente.

Deixe um comentário

