Sobre aqui e la

Recebi hoje o documento de vistoria do meu apartamento que está para alugar no Brasil e uma informacao me surpreendeu: o interfone que estava na parede da cozinha já não esta mais lá…

“Milagrosamente” ele sumiu sem que ninguém se desse conta, sem que ninguém possa ser responsabilizado, mesmo a chave do apartamento estar somente disponível na portaria do prédio somente para os porteiros e corretores de imóveis, cujos RGs e CPFs foram devidamente registrados junto ao sindico.  Foi dai que, mesmo a quilômetros de distancia do meu querido pais, eu senti hoje aquela sensação de desrespeito com o que eh do outro, com o que não te pertence. Sensação esta que eu sinceramente já havia me esquecido por aqui. Fiquei bem chateada com isto. Não pelo valor financeiro mas pela invasão e desrespeito que isto representa. Tudo bem que o aparelho de interfone pode e será facilmente substituído. Mas né? Como assim ele foi roubado de um prédio onde somente poucas pessoas e ditas “de confiança” tem acesso?

No mesmo dia e algumas horas depois percebi que o meu colega de trabalho estava meio jururu e puxei conversa para ver se poderia ajuda-lo de alguma forma. E então para minha surpresa ele me conta que a casa dele, que fica em uma vilazinha aqui na fronteira entre a Suíça e a Franca, tinha sido roubada no final de semana. Os ladroes quebraram janelas e reviraram a casa toda. A casa do vizinho dele também foi roubada. A policia esta investigando mas parece não ter nenhum suspeito. Além disso, o seguro que ele paga não quer arcar com os custos porque as janelas da casa dele não tem grades ou persianas que, segundo a seguradora, poderiam ter dificultado o acesso dos ladroes…

Eh claro que cada pais tem suas particularidades e que não acho que devemos minimizar os gravíssimos problemas de segurança do Brasil comparando-os aos de países europeus. Mas só para deixar claro que essas “invasões e desrespeitos” também acontecem por aqui… Em uma probabilidade muito menor, eh verdade. Mas acontecem!

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

