Sobre o tal dialeto

Cerca de três ou quatro anos atrás, eu e Marido, fomos convidados para  jantar na casa de um casal de amigos recém-chegados a Basel. Ele, inglês. Ela, alemã. Eles tinham e ainda tem dois filhos. Todos da família falavam fluentemente a língua inglesa e a língua alemã. Durante o jantar lembro-me de termos ficado muito impressionados com a dificuldade relatada por este casal em se adaptar a Basel. Entre vários motivos de insatisfação, lembro-me de vê-los extremamente desapontados e preocupados pois as crianças, que ate então falavam alemão fluentemente e sem dificuldade, tinham começado, já depois de poucas semanas morando em Basel, a misturar o alemão oficial (Hochdeutsch) com o dialeto de Basel.

Quando saímos da casa deles, eu e Marido, ficamos um pouco chocados e conversamos sobre como Basel eh uma cidade de difícil adaptação para tantas pessoas. Lembro-me de conversarmos sobre a nossa surpresa em saber que mesmo pessoas que falam alemão sentirem esta dificuldade. E por fim, conversamos sobre como a decepção que eles estavam tendo com as crianças falando e misturando o alemão oficial com o dialeto de Basel nos parecia algo meio exagerado…

Pois bem… ontem cheguei mais cedo para buscar o Pimpolho na creche. Como eles ainda não tinham terminado as atividades e o Pimpolho não queria ir embora, me sentei próximo a ele enquanto a professora (recém-contratada e de nacionalidade suíça) ensinava os números para as crianças… em dialeto! As crianças, que ate a semana passada estavam acostumadas com a antiga professora que era alemã e que consequentemente ensinava em alemão oficial, prestavam atenção meio surpresos. Aos poucos eles começaram a repetir as palavras em dialeto. E aos poucos eu ia me sentindo mais e mais desapontada e preocupada… exatamente como aquela alemã que conheci alguns anos atrás. Porque pimenta não eh refresco quando em nos nossos olhos…

Desabafo de mãe: o Pimpolho já estava falando um alemão tão bonitinho… e lá vem esse maldito dialeto atrapalhar tudo. Dialetopragadosinferno!  😦

Deixe um comentário

